top of page

Hábitos inteligentes para tornar a sua rotina mais sustentável

Atualizado: 17 de ago. de 2021




Oi, pessoal!


No nosso post de hoje, vamos trazer dicas super legais para tornar a rotina de vocês ainda mais sustentável. Lembrem-se que fazer a sua parte é fazer a diferença.



  • Consumir mais produtos que utilizam upclycling


Upclycling é a criação de novos produtos utilizando matérias-primas que seriam descartadas. É um processo de aproveitamento do que seria destinado ao descarte, transformando esse material em um novo produto que poderá ter a mesma função ou uma diferente, sem passar por nenhum tipo de processo químico.


Consumir mais produtos de upclying contribui para a redução do descarte de lixo no meio ambiente. E permite que matérias-primas de qualidade possam receber um destino útil. Vocês podem encontrar peças de upclying em itens de moda, decoração, casa, entre outros.


  • Adotar o hábito de consumir produtos de segunda mão


Já pensaram em comprar roupas, sapatos, acessórios, itens de decoração e outros produtos de qualidade, pela metade do preço ou com um bom desconto? Mas, vocês se importariam se esses itens fossem usados?


Para aqueles que não se importam em consumir produtos de segunda mão, as peças de brechós e bazares são uma ótima opção. Até porque consumir produtos usados é uma das formas mais efetivas de trazer mais sustentabilidade à sua vida.


Atualmente há diversos brechós e bazares que movimentam e apoiam o consumo consciente através da comercialização de produtos de segunda mão. Sem falar nos aplicativos especializados no desapego e aquisição de peças.


  • Trocar os discos de algodão pelas ecopads


A sua rotina de skincare envolve o uso de flocos ou disco de algodão? Se a sua resposta for positiva, que tal trocá-los pelos ecopads?


Ecopads são pequenos discos de tecido de algodão ou crochê que proporcionam um skincare mais sustentável, pois eles são reutilizáveis. Por serem produzidos com tecido ou linha de algodão, os ecopads são gentis com a pele e podem ser utilizados na sua limpeza de pele e na remoção de maquiagem e máscaras faciais.


Após utilizar o seu ecopad, você deve higienizá-lo adequadamente, com água e sabão neutro e depois deixar secar naturalmente. Após o processo de secagem, armazene seu ecopad num local limpo e seco. Dessa forma, você conservará seus disquinhos por um longo tempo.


  • Trocar o reciclado pelo reutilizável


Utilizar produtos reciclados é uma atitude muito positiva para um consumo consciente, no entanto, consumir produtos reutilizáveis é ainda mais produtivo e sustentável.

Os produtos reutilizáveis possuem uma durabilidade maior e com isso não há a necessidade de consumir novos produtos em um curto período de tempo, o que evita o consequente descarte do produto no meio ambiente.

Os reutilizáveis são a alternativa ideal aos produtos reciclados e principalmente aos descartáveis.


  • Levar comida de casa para evitar o descarte de lixo


Consumir uma comida deliciosa e ainda evitar o trabalho de cozinhar é ótimo, não é mesmo? Mas já pararam para pensar em quanto lixo nós produzimos quando pedimos comida?


São muitos utensílios descartáveis e embalagens que acabam sendo descartados de forma inadequada.


Levar a sua refeição caseira, para o trabalho, passeio ou qualquer outro lugar, além de ser mais barato e não gerar lixo, pois os utensílios usados são reutilizáveis, é a alternativa mais segura para aqueles que possuem alguma intolerância alimentar ou fazem alguma dieta específica.


  • Substituir sua escova de dentes de plástico por uma de material orgânico


É inegável que escovar os dentes adequadamente e de maneira constante é essencial para a manutenção da saúde oral e do corpo como um todo.

Porém, isso não significa que devemos poluir o meio ambiente com o descarte contínuo de escovas de plástico.

As escovas feitas com material orgânico, como a madeira e o bambu, são uma ótima alternativa às escovas de plástico. Entre o bambu e a madeira, o bambu é o material mais ecológico, pois é 100% biodegradável e a sua extração gera menos impactos.





Fontes:

https://www.minhavida.com.br/beleza/materias/37208-ecopad-o-que-e-para-que-serve-e-beneficios-do-uso

http://www.advancesincleanerproduction.net/7th/files/sessoes/6A/3/lucietti_tj_et_al_academic.pdf

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/128027/2/410550.pdf




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page