top of page

Cosméticos Naturais: por que devemos abandonar os tradicionais e passar a utilizá-los?

Atualizado: 16 de jul. de 2021



Oi, pessoal! Hoje vamos entender o porquê da importância de trocarmos os nossos cosméticos tradicionais pelos cosméticos naturais.


Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia a pele é um verdadeiro manto protetor que reveste todo o nosso corpo e nos protege contra fungos, bactérias, produtos químicos, entre outros fatores. No entanto, apesar dessa capacidade de proteção, a pele é permeável e capaz de absorver as substâncias com as quais entra em contato. Diante dessas informações, devemos refletir sobre a qualidade do que passamos em nossa pele, não é mesmo?


Não é segredo que o povo brasileiro é um dos que mais consomem cosméticos no mundo. Estamos no 4º lugar, ficando atrás apenas dos EUA, China e Japão.


Entretanto o consumo contínuo de cosméticos tradicionais, que estão repletos de substâncias nocivas à nossa saúde, resulta em vários prejuízos ao nosso corpo, como irritação cutânea, dermatite de contato, desregulação endócrina e predisposição ao câncer. Essas substâncias são chamadas de xenobióticos (estranhos à vida), alguns exemplos de xenobióticos são o óleo mineral, parabenos, conservantes à base de formol e o bisfenol A.


Puxa vida, aposto que você nunca pensou que aquele seu hidratante super cheirosinho pudesse te expor ao câncer, não é? Mas não precisa entrar em pânico, hoje, temos diversas opções de cosméticos que não utilizam esses ingredientes, disponíveis no mercado.


Graças ao aumento da demanda por cosméticos que proporcionem bem-estar e saúde, mas que também sejam sustentáveis, os cosméticos naturais estão ganhando cada vez mais espaço. Eles são produzidos a partir de ingredientes naturais e livres de substâncias sintéticas ou ingredientes considerados benéficos para o organismo humano e para o meio ambiente. Ou seja, os cosméticos naturais são compatíveis com o nosso organismo.


Eles chegaram para ficar! A cada dia surgem novas marcas, trazendo formulações 100% naturais, orgânicas, veganas e livres de crueldade animal. Aqui no Laelia você pode encontrar diversas opções maravilhosas^^. Passa lá na nossa seção de cosméticos para conhecê-las!

.

.

.

Fontes:

https://forbes.com.br/principal/2020/07/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-de-beleza-e-cuidados-pessoais-do-mundo/

https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/42159

https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/27647

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/

.

.

.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page