No dia 22 de abril de 1970 se celebrou o dia da terra pela primeira vez, essa data foi de fundamental importância para o movimento ambiental ao redor do planeta, hoje 51 anos depois mais de 190 países tem essa data dentro dos seus calendários ecológicos oficiais! Mas você pode estar se perguntando para que serve o dia da terra?
Bom, primeiramente é importante salientar que o dia da terra é só um dia dentro de 365 outros dias onde devemos honrar e proteger o nosso planeta, mas a importância dessa data vem justamente como uma declaração de refletirmos e levarmos essa preocupação com o bem estar com o planeta para o nosso dia a dia, por esse motivo em cada dia da terra é escolhido um tema que deve nortear não somente as ações realizadas no dia, mas em todo o ano a se seguir.
O tema de 2021 é "restaurar a nossa terra" pois é indiscutível como a dinâmica do nosso planeta mudou desde 1970 quando essa data foi estabelecida, na década de 1970, a população mundial era de 3,7 bilhões de pessoas e 63% da população estava na área rural desse modo a sociedade usava o equivalente a 1 Planeta Terra em termos da Pegada Ecológica (Global Footprint Network, 2020). Já no último senso realizado em 2018 vemos mudanças consideráveis nesse cenário onde a população mundial passou a ser de 7,6 bilhões de pessoas e somente 44,7% da população estava na área rural; neste mesmo ano constatou-se que mais de 30% das florestas tropicais foram degradadas; a sociedade usa mais de 40% da área agricultável (The Great Acceleration, 2020); a sociedade usava o equivalente a 1,7 Planeta Terra em termos da Pegada Ecológica (2016) (Global Footprint Network, 2020).
Seguindo esse ritmo nós - considerando a população mundial - utilizamos mais do que o nosso planeta oferece do que ele tem a capacidade de regenerar e por isso tema Restaurar a nossa terra nunca foi tão urgente, nem tão atual!
Precisamos parar e repensar o nosso estilo de vida, faz-se urgente pensar nosso compromisso com o planeta que vivemos, já passou-se o tempo de ver a economia como a força motivadora das nossa ações afinal “Os ecossistemas não precisam das pessoas e muito menos da Economia. Na verdade, sem os ecossistemas não existe Economia.” e como ressalta ainda a filósofa e professora Lúcia Galvão “Saber usar de forma inteligente e respeitosa os recursos naturais da Terra é também uma postura filosófica”
Que possamos mudar nossas atitudes e começar a devolver ao planeta o tanto que recebemos, esperando que no futuro o dia da Terra seja um dia de verdadeira celebração e não de preocupações com o nosso futuro como humanidade!
Comentarios