Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Sempre que lemos algo a respeito de sustentabilidade, encontramos muitos termos cujo significado nem sempre está bem claro na nossa mente. Pensando nisso, no post de hoje, trazemos alguns termos típicos quando o assunto é sustentabilidade e seus respectivos conceitos.
1. Ecofriendly
Segundo o dicionário Cambridge, o termo em inglês se refere aos produtos que são concebidos para causar o menor impacto possível ou nenhum impacto ao meio ambiente. Ou seja, o produto que recebe esse termo é “amigo do meio ambiente”. Esse termo também pode ser aplicado às práticas de empresas e instituições que sejam ecologicamente corretas.
2. Biodegradável
O termo biodegradável se refere aos produtos que por serem produzidos a partir de uma matéria-prima natural, e que quando são adequadamente descartados, degradam-se no meio ambiente, através da ação de microorganismos, sem causar danos ao mesmo.
3. Desenvolvimento sustentável
O desenvolvimento sustentável é aquele que não gera o esgotamento dos recursos para as futuras gerações. Um desenvolvimento que possa atender às necessidades da geração atual sem comprometer as próximas. Esse conceito foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas em seus esforços de conciliação entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
4. Pegada ecológica
A pegada ecológica é uma forma de avaliar o impacto do consumo das populações do mundo sobre os recursos naturais. Segundo a WWF, ela é uma metodologia de contabilidade ambiental capaz de contabilizar os recursos naturais biológicos renováveis, segmentos em agricultura (pastagens, florestas, pesca, área construída) e a absorção de dióxido de carbono (CO2).
5. Sustentabilidade Empresarial ou Corporativa
O termo sustentabilidade empresarial significa a atuação empresarial que respeita e valoriza o uso adequado dos recursos naturais, a inclusão social e a redução de seus impactos no meio ambiente. Sem que isso implique no desprezo à rentabilidade econômico-financeira da empresa. Um dos objetivos da sustentabilidade empresarial é aumentar as chances de permanência da empresa no mercado, a longo prazo.
6. Lavagem verde ou greenwashing
Esse termo surge na década de noventa e é a junção de duas palavras inglesas, green (verde) e wash (lavar). O greenwashing é um termo que designa a prática de enganar os consumidores com um produto ou serviço que não é de fato sustentável, mas que é apresentado aos mesmos, como se assim fossem.
Fonte:
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/o_que_e_pegada_ecologica/
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